CAMPANHA: JORNALISMO TÁ NO SANGUE


OBJETIVO:

O dia 7 de abril foi instituído recentemente no calendário oficial de eventos do município, como Dia do Jornalista. E nosso objetivo é unir a comemoração com uma ação solidária. E ainda promover um ato pela sociedade. Mobilizar as pessoas e conscientiza-las das necessidades de doação, e o os benefícios de ser um doador. Unir uma grande quantidade de doadores de sangue para a Capital. Em plena campanha de vacinação contra a Gripe A, onde os vacinados não podem doar sangue por um período de 30 dias, o abastecimento de sangue de Campo Grande vai ficar deficitário.

JUSTIFICATIVA:

Acreditando que a profissão de jornalista tem a função de cooperar com a sociedade, o 5º semestre de Jornalismo da Uniderp/Anhanguera criou a campanha “Jornalismo ta no sangue”.
Entendemos que nessa fase de vacinação contra a Gripe A, onde os vacinados não podem doar sangue por um período de 30 dias, o abastecimento em Campo Grande ficaria deficitário. E um evento nessa amplitude é de extrema importância tanto para a sociedade, quanto as pessoas que já necessitam de doação.

EVENTO:

No dia 7 de Abril de 2010 faremos a concentração dos voluntários para a doação de sangue, em prol da solidariedade. O evento acontecerá em frente ao Hemosul de Campo Grande (Av. Fernando Correa da Costa, 1304, centro). Os acadêmicos de Jornalismo, responsáveis pela organização, irão realizar a cobertura jornalística com produção de fotos e releases para publicação em diversos veículos da Capital.
A campanha já tem visibilidade tanto em mídias virtuais (twitter e blogs), como também na mídia real por meio de flyers, camisetas e releases já publicados.

INVESTIMENTO:

O evento, sem fins lucrativos, já recebeu apoio de grandes veículos da Capital, como Mega 94 e Blink 102. Além de empresas que ajudaram com patrocínio ou marketing, Só Compra e Eros Digital. Ao total já foi arrecadado dinheiro para 30 camisetas, dentre essas, 10 para organizadores e 20 para serem sorteadas no dia. Em todas as camisetas que serão sorteadas, terão a frase “Eu sou solidário” para que utilizando-as, o doador se torne uma pessoa consciente de seu papel social.
A equipe necessita ainda de ajuda com a convocação de pessoas, oferecimento de matérias para a campanha (banners, faixas, panfletos, camisetas) e doadores de sangue ativos, além de patrocinadores no geral.

CONTATO CAMPANHA:
twitter: @jornalismoevida

CONTATOS ORGANIZADORES:

Aryana Lobo – 9296-4282 – aryana_lobo@hotmail.com
Dayane Reis – 9228-3019 – dayanereiss@hotmail.com
Dayene Paz – 9250-2694 – dayeninhah@hotmail.com
Gustavo Nunes – 9289-5083 – gustavonunesvicente@hotmail.com
Gabriel Maymone – gabriel.maymone@hotmail.com
Milton Júnior 8403-1500 – mssojunior@hotmail.com
Tamara Luiza Mendonça – 9908-5367 – luiza_darkest@hotmail.com
Roberta Cárceres – 9256-6157 – caceresroberta@hotmail.com
Luciana Ábrego -9609-3127 – lucianaabrego@hotmail.com
Michel Faustino – 9265-4589 – michelgfaustino@gmail.com

Compatibilidade Sanguínea

Como todos sabemos, cada pessoa possui um tipo sanguíneo, entre as oito combinações existentes (A, B, AB e O) e o Rh positivo e negativo.

A distribuição dos grupos sanguíneos na população não é uniforme, sendo o O+ o mais comum e o AB- o mais raro.

Abaixo temos uma tabela de compatibilidade sanguínea, para saber que tipo de doador você é. Se é um doador universal, ou possui um sangue raro.










Faltam 13 dias


Nunca pensamos que organizar uma campanha seria tão difícil. Acordamos hoje, determinados a levar nosso projeto para todos os veículos de imprensa, e começar com a divulgação. A Dayane deve ter ligado para mais de trinta veículos de Campo Grande e convidado todos a comparecer no dia do evento.

O Milton mandou nosso release para todos que ligou. Foram mais de trinta releases enviados e cinco matérias publicadas.

A Tamara e Aryana fizeram todos os relatórios e levantamentos do projeto. O Gustavo produziu releases e ajudou no comercial. Fora os outros, que mesmo ausentes da redação do Jornal Unifolha, local utilizado por nós hoje para trabalharmos, fizeram sua parte. Michel procurando viabilizações para o acontecimento do evento, junto a prefeitura. Dayene mandando release do seu trabalho. Gabriel, Luciana e Roberta procurando patrocínios para a campanha.

Logo cedo conhecemos o estúdio da Blink 102,7 FM, que nos recebeu com imensa satisfação. Gravamos nosso primeiro programa, divulgando o evento. Além de muito importante para nosso projeto, fomos super bem atendidos pela equipe. Principalmente a Jornalista Neiba que nos confortou da tensão que é gravar um programa de rádio pela primeira vez.

Nesse mesmo dia fomos convidados para amanhã comparecermos no estúdio da Mega 94, para uma nova gravação em rádio. Que também apoia o evento já o divulgou hoje na rádio. E no Jornal O Estado para uma entrevista também. Também fechamos os importantes patrocínios, do DCE Uniderp e com Sindjor-MS. Mas isso fica para outro post.

Terminamos o dia satisfeitos com nosso trabalho e orgulhosos de nós, por tantas conquistas. Que amanhã venha muito mais!

A Campanha

No dia sete de abril dia, do jornalismo (que recentemente foi aprovado pela Câmara Municipal de Campo Grande) será realizada a campanha “Jornalismo, Ta no sangue”.

A campanha é organizada pelos acadêmicos de jornalismo da universidade Anhanguera/Uniderp e tem a intenção de mobilizar a população em virtude da doação de sangue.